Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Experimento: Medindo a velocidade de rotação da Terra.

rotação da Terra é o movimento giratório que a Terra realiza ao redor do seu eixo, no sentido anti-horário, para um referencial observando o planeta do espaço sideral sobre o pólo Norte. A duração do dia – tempo que leva para girar 360 graus (uma volta completa) – é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos (23h 56min 4,09s), em relação às estrelas fixas. Em relação ao Sol, o tempo de rotação é de 24 h.
A translação consiste no avanço do centro da Terra ao longo de uma curva fechada em redor do Sol. Dizemos que descreve uma órbita (ou trajetória). Essa órbita parece circular mas, em rigor, é uma curva chamada elipse. Esse movimento dá-se com a velocidade de trinta quilômetros por segundo: isto significa que, em cada segundo, a Terra anda 30 quilômetros. Durante a translação, o eixo de rotação da Terra faz um ângulo de 23º com o plano da órbita da Terra.
Podemos, pois, comparar o nosso planeta a uma bailarina, que dá voltas em torno de si própria. Mas essa bailarina não está sempre no mesmo sítio. O movimento da Terra em volta do Sol é semelhante ao de uma bailarina que, rodando sobre si mesma, anda em volta de um ponto do palco. Para complicar, não é uma bailarina vertical, mas sim um pouco inclinada.
A velocidade de rotação da Terra pode ser medida a partir de experimentos simples que utilizam materiais de baixo custo.
Supõe-se que o primeiro cientista a propor que a Terra possui movimento de rotação e de translação foi Aristarco de Samos, que, por estas teorias, foi acusado de impiedade.

Referências

  1. SCHAPPO, Marcelo Girardi (outubro 2009). “Medindo a velocidade de rotação da Terra sem sair de casa” (PDF). A Física na Escola 10 (2): 29-31. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física. ISSN 1983-6430. Página visitada em 26 de agosto de 2010.
Fonte: https://thaisnandacarvalho.wordpress.com/2010/10/19/rotacao-da-terra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário