Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Faça uma viagem inter-galática em uma velocidade impossível.

Você conhece o projeto Galaxy and Mass Assembly survey?

O projeto GAMA (Galaxy and Mass Assembly Survey), foi desenvolvido para explorar as últimas gerações de observatórios, e com isso, tentar entender melhor como ocorre a evolução e a formação das galáxias. Basicamente, o projeto conta com diversos observatórios como o VLT Survey Telescope, o VISTA, o Observatório Espacial Herschel, dentre outros, a fim de reunir o máximo de dados observacionais possíveis.

Todo esse estudo, além de abrir as portas para o conhecimento cosmológico, também nos proporciona visões fantásticas, que jamais seriam possíveis há alguns anos atrás.

E pra mostrar um pouco desse trabalho, o projeto GAMA liberou um catálogo em formato de vídeo. Trata-se de um mapa detalhado do Universo em 3D. E como diz o velho ditado, se "uma imagem vale mais do que mil palavras", um vídeo então deve valer milhares delas... Confiram!





Essa simulação de voo inter-galático nos mostra as posições reais e as imagens das galáxias que foram mapeadas até o momento. As distâncias estão em escala, porém, as imagens das galáxias foram ampliadas, o que permite uma experiência melhor e mais confortável.

Outro fator importante que pode até passar despercebido em um primeiro momento, é a velocidade desse voo. Levando em consideração a velocidade da luz (que é a maior até onde se sabe), levariam bilhões de anos para percorrer essa trajetória feita no vídeo. Para que o mapa fosse facilmente compreendido, criou-se a visão em 3D, e uma velocidade fisicamente impossível.

O objetivo principal do projeto GAMA é entender alguns paradigmas do Universo, da formação de galáxias e de suas estruturas. E claro, além de desvendar alguns segredos do Cosmos, o projeto GAMA ainda nos presenteia com imagens fantásticas, que têm o poder de mudar completamente a forma como enxergamos todo o Universo.

Fonte: http://www.galeriadometeorito.com/2016/06/venha-fazer-uma-viagem-inter-galatica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário