Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Como Encontrar Planetas no Céu Noturno.

O nome "planeta" vem da palavra Grega para "viajante." Os anciões consideraram que os planetas eram os 7 objetos que viam viajando pelo céu: o sol, a lua, Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno e Marte. Apesar de não aplicarmos mais o termo "planeta" ao sol e à lua, ainda é possível encontrar os outros 5 objetos se souber onde olhar e procurar. Os passos à seguir lhe indicarão como encontrar planetas no céu noturno a olho nu, e quando precisará de binóculos ou telescópio.

Método 1 de 2: Onde Olhar

  1. Find Planets In The Night Sky Step 1.jpg
    1
    Procure os planetas ao longo da eclíptica. A eclíptica é o caminho que o sol viaja pelo céu. A maioria dos planetas em nosso sistema solar possuem órbitas que são anguladas em não mais que alguns graus, no máximo, da eclíptica, e portanto, irá aparecer à noite dentro de alguns graus do caminho traçado pelo sol durante o dia.
    • Os planetas mudam de posição no céu de acordo com a distância que estão do sol. Mercúrio, o mais perto do sol, muda sua posição na eclíptica diversas vezes por ano, enquanto Saturno, muito mais longe, mantém a mesma posição por um tempo bem maior.
  2. Find Planets In The Night Sky Step 2.jpg
    2
    Olhe dentro ou perto de uma das constelações do Zodíaco. As 12 constelações do Zodíaco são: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes, localizados ao longo da eclíptica. Logo, quando um planeta é visível no céu noturno, ele poderá ser visto dentro ou perto de uma destas constelações.
    • No entanto, nem todas as constelações do Zodíaco são visíveis "de cara" no céu. As constelações de Touro, Gêmeos, Leão, Virgem, Escorpião e Sagitário possuem estrelas brilhantes ou padrões que podem ser reconhecidos; as outras não. Você pode encontrar as constelações menos visíveis do Zodíaco com a assistência de um mapa de estrelas, planisfério, ou um aplicativo de smartphone, como o Google Sky.
  3. Find Planets In The Night Sky Step 3.jpg
    3
    Olhe perto do horizonte e veja se o planeta está mais perto do Sol que a Terra. Enquanto Marte, Júpiter e Saturno podem ser encontrados ao longo da eclíptica, os planetas Mercúrio e Vênus, estando mais perto do Sol que a Terra está, podem ser vistos apenas perto do sol Mercúrio, em particular, pode ser difícil de ser visto, por causa de seu pequeno tamanho e por ser próximo ao sol, enquanto Vênus pode ser visto 1 ou 2 horas antes do nascer do sol ou depois do pôr do sol, dependendo de sua posição em sua órbita.
  4. Find Planets In The Night Sky Step 4.jpg
    4
    Use ferramentas de referência para ajudar em sua pesquisa. Uma efemérides é uma tabela que lista as posições de objetos astronômicos no céu em um horário ou período de tempo. As posições são dadas em 2 coordenadas: ascensão direita, o ângulo a leste do Primeiro Ponto de Áries (equinócio vernal), e a declinação, ângulo norte ou sul em relação ao Equador Celestial. Muitos jornais possuem as posições dos planetas em alguma de suas seções.
    • O site do Observatório Naval dos EUA inclui uma página de consulta dos tempos que objetos astronômicos nascem, se põem e que transitam, para qualquer estado e território americano. Especifique a data de início, o número de dias, o objeto astronômico, e a cidade.

Método 2 de 2: O que Procurar

  1. Find Planets In The Night Sky Step 5.jpg
    1
    Procure por um objeto que não pisca. As estrelas, devido à distância longa em relação à Terra, irão piscar por causa do movimento da atmosfera, que distorce a luz delas. Os planetas, muito mais próximos, não piscam.
    • A única exceção à esta regra é Mercúrio. Como este planeta é pequeno e muito perto do sol, geralmente ele pode ser visto apenas ao amanhecer ou no pôr do sol. Nesses pontos do céu, a luz deve perfurar a atmosfera num ângulo que faz com que ela se espalhe mais. Isso faz com que Mercúrio pisque - e também faz com que o céu pareça vermelho nestas horas.
  2. Find Planets In The Night Sky Step 6.jpg
    2
    Identifique o planeta pela sua cor. Enquanto os planetas podem ser diferenciados um dos outros, no céu noturno, pela posição e por não brilharem, cada planeta também reflete a luz do sol numa cor distinta, que pode lhe ajudar a identificá-los.
    • Mercúrio: Apesar de ser difícil de ser visto, este planeta possui uma luz amarela brilhante bem distinta.
    • Vênus: O planeta mais próximo à Terra em tamanho, Vênus reflete a luz do sol com uma cor prata brilhante. Vênus é o objeto mais brilhante no céu noturno depois da lua, e geralmente é confundido com OVNIs por observadores.
    • Marte: O ferro oxidante que cobre a superfície marciana dá ao planeta um brilho avermelhado bem distinto. Marte brilha levemente no céu noturno na maior parte do tempo, com exceção quando está diretamente em oposição à posição do sol. Durante estes momentos, que acontecem mais ou menos a cada 2 anos, Marte se mostra em seu maior tamanho e brilha bastante. A estrela Antares recebeu este nome pelos gregos para diferenciá-la de Marte.
    • Júpiter: Júpiter é o objeto com maior brilho no céu noturno depois de Vênus. Ele aparece com uma cor branca e brilhante. Com binóculos, é possível visualizar a aparição, com piscadas, de suas 4 maiores luas, e com um pequeno telescópio, poderá ver suas faixas e a Grande Mancha Vermelha.
    • Saturno: Saturno aparece pequeno, com uma luz branca amarelada. É necessário um telescópio para ver seus anéis, desde que eles estejam inclinados em sua direção.
  • O planeta Vênus é geralmente chamado de "estrela da manhã" quando aparece no céu do leste, antes do nascer do sol, e "estrela da noite", quando aparece no céu a oeste, após o pôr do sol. Apesar de Vênus ser o planeta assim chamado, é possível que qualquer um dos outros planetas que podem ser vistos a olho nu cumpram estes papéis se o planeta estiver na posição certa no céu.
  • Enquanto geralmente os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturn são visíveis a olho nu, é possível ver Urano a olho nu quando estiver em posição oposta. Em outros momentos, serão necessários binóculos para vê-lo. No entanto, para ver Netuno, é necessário um telescópio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário