Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Surpresa!!!! Asteroide passou próximo à Terra.


O asteroide 2017 AG13 passou despercebido pelos radares espaciais e foi descoberto apenas este sábado, quando já estava se aproximando da Terra: Colisão Terra Asteroide
© image/jpeg Colisão Terra Asteroide

10/01/2017.
Se ainda existiam dúvidas de que asteroides poderiam passar perto da Terra sem ser percebidos com antecedência pelos radares das agências espaciais, agora não restam mais. Nesta segunda-feira, um asteroide que podia ter até 34 metros de comprimento passou bem perto do nosso planeta – a uma distância que corresponde à metade do espaço que separa a Terra da Lua. Segundo a companhia Slooh, que faz transmissões de eventos espaciais, a rocha só foi identificada no sábado por pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

A possibilidade de que um asteroide potencialmente perigoso passe despercebido e se aproxime da Terra sem aviso prévio preocupa os cientistas. Recentemente, um pesquisador da Nasa declarou que a Terra não está preparada para se defender de uma colisão com um asteroide com grande potencial destrutivo. O governo americano também divulgou um documento oficial que determina uma série de estratégias para lidar com esse cenário antes, durante e após o possível impacto com objetos próximos da Terra (NEO, sigla em inglês para Near Earth Objects).
Por sorte, pesquisadores da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, criaram um simulador chamado Impact Earth! que é capaz de prever quais seriam as consequências se a rocha, identificada como o asteroide 2017 AG13, colidisse com o planeta. Apesar do objeto ter o tamanho de um prédio de dez andares e viajar a uma velocidade equivalente a 16 quilômetros por segundo, os cientistas afirmam que provavelmente o impacto não seria tão devastador quanto parece.
De acordo com os pesquisadores, se a colisão acontecesse a uma inclinação de 45 graus, o choque liberaria uma quantidade de energia dezenas de vezes maior do que a bomba atômica que explodiu em Hiroshima. Porém, como o asteroide estaria a uma distância 16 quilômetros em relação ao solo, os efeitos do impacto seriam bem menores. A companhia Slooh afirma que, por ter um tamanho semelhante ao asteroide que atingiu a cidade de Chelyabinsk, na Rússia, em 2013, as consequências terrestres de uma possível colisão com 2017 AG3 seriam parecidas – incluindo vidros quebrados e alguns prédios danificados.
A aproximação de asteroides como esse não é um evento incomum. Segundo dados do Near Earth Program, da Nasa, outros 38 objetos passando próximos à Terra são esperados só no mês de janeiro.
Fonte: http://www.msn.com/pt-br/noticias/ciencia-e-tecnologia/%E2%80%98asteroide-surpresa%E2%80%99-passa-pr%C3%B3ximo-%C3%A0-terra/ar-BBy7b3c?li=AAggXC1&ocid=mailsignout

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Nasa divulga a melhor foto já tirada de Plutão até o momento.

09/01/2017.

Fonte: http://exame.abril.com.br/ciencia/nasa-divulga-a-melhor-foto-ja-tirada-de-plutao/

Segundo a agência espacial, esta é uma das melhores imagens que os seres humanos verão de Plutão em décadas.

Por Priscila Yazbek
access_time: 6 dez 2015, 18h09.

Foto tirada pela sonda New Horizon, considerada pela Nasa a melhor imagem já captada do planeta (NASA/JHUAPL/SwRI)


Foto tirada pela sonda New Horizon, considerada pela Nasa a melhor imagem já captada do planeta


Nasa, Agência Espacial Americana, divulgou neste sábado (05) uma foto inédita de Plutão. A imagem, enviada pela sonda New Horizons, é a primeira de uma série que é considerada pela agência a melhor já feita. 
A espaçonave New Horizons, que tem o tamanho de um piano, tem transmitido a cada semana novos dados de seu voo histórico por Plutão, realizado em 14 de julho.
Algumas imagens da missão já haviam sido divulgadas, mas esta nova foto foi tirada da menor distância de Plutão que a sonda conseguiu chegar.
Segundo informações da Nasa, esta é a imagem com maior resolução já tirada pela New Horizons: ela chega a ter de 77 a 85 metros por pixel e revela características de uma faixa de cerca de 80 quilômetros da superfície de Plutão.
As novas fotos mostram uma grande variedade de terrenos, crateras, montanhas e glaciares.
Os grandes blocos de gelo de Plutão aparecem comprimidos nas montanhas al-Idrisi, na região que fica a noroeste do planeta e é informalmente chamada de Sputnik Planum. Alguns lados da montanha são cobertos por um material escuro, enquanto outros são mais brilhantes.
Conforme descreve a Nasa, a foto mostra também que as montanhas na planície gelada de Sputnik Planum terminam abruptamente e os gelos, ricos em nitrogênio, formam uma superfície quase plana, interrompida por um traço de impressionante.
Pesquisadores e diretores da Nasa se impressionam com foto
“Essas imagens em close-up, que mostram a diversidade de terrenos em Plutão, demonstram o poder de nossos robôs para revelar dados intrigantes aos cientistas aqui no planeta Terra”, disse John Grunsfeld, ex-astronauta e chefe da Divisão de Missões Científicas da Nasa, em nota divulgada no site da agência.
A New Horizon nos emocionou durante o voo de julho, com as primeiras imagens mais próximas de Plutão, e conforme a espaçonave vai transmitindo a nós mais fotos desse tesouro, nós ficamos mais maravilhados com o que vemos”, acrescentou Grunsfeld.
“Estas novas imagens nos fazem perder o fôlego e nos abrem uma janela de altíssima resolução da geologia de Plutão”, disse Alan Stern, o principal investigador da New Horizons e membro do Instituto de Pesquisa do Sudoeste (SwRI, na sigla em inglês). 
“Nada nesse nível de qualidade estava disponível sobre Vênus ou Marte mesmo décadas após os primeiros voos rasantes pelos planetas; em Plutão já estamos lá – entre suas crateras, montanhas e campos de gelo – menos de cinco meses após o voo. As descobertas científicas que podemos fazer com estas imagens são simplesmente inacreditáveis, afirmou Stern.
Veja a seguir o vídeo divulgado pela Nasa que mostra o voo histórico da New Horizons por Plutão:

Fonte: http://exame.abril.com.br/ciencia/nasa-divulga-a-melhor-foto-ja-tirada-de-plutao/

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

O Céu em 2017.

Calendário com eventos celestiais contém datas notáveis ​​eventos celestes, incluindo as fases da lua, chuvas de meteoros, eclipses, ocultações, oposições, conjunções e outros eventos interessantes. A maioria dos eventos astronômicos sobre este calendário pode ser visto a olho nu, embora alguns possam exigir um bom par de binóculos para melhor visualização. Muitos desses eventos e datas aqui utilizados foram obtidos do Observatório Naval dos EUA , a NASA / Goddard Space Flight Center , e Almanaque O velho fazendeiro.
Estão organizados por data e cada um é identificado com um ícone da astronomia como descrito abaixo. 
Os tempos indicados em Tempo Universal Coordenado (UTC) deve ser convertido para a hora local.
Tempo Universal Coordenado (UTC)Fonte: https://exploradordosceus.blogspot.com.br/p/2017.html

  • 03 de janeiro, 4 - . Quadrantids Chuva de Meteoros Os Quadrantids são um chuveiro acima da média, com até 40 meteoros por hora no pico. O chuveiro geralmente picos em 3 de janeiro e 4, mas alguns meteoros podem ser visíveis a partir de janeiro 1-5. O quarto de lua quase primeiro definir no início da noite e dar o céu escuro para um show de manhã cedo. Melhor visualização será a partir de um local escuro depois da meia-noite. Procure por meteoros que irradia do Bootes da constelação.
  • 12 de janeiro - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre a 11:34 UTC.
  • 28 de janeiro - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 00:07 UTC.
  • 11 de fevereiro - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre a 00:33 UTC.
  • 11 de fevereiro - . penumbral lunar Eclipse O eclipse será visível durante a maior parte do leste da América do Sul, leste do Canadá, o Oceano Atlântico, Europa, África e Ásia ocidental. ( NASA mapa e informações Eclipse )
  • 26 de fevereiro - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 14:58 UTC.
  • 26 de fevereiro - . Eclipse Solar anular O caminho de annularity começará ao largo da costa do Chile e passar pelo sul do Chile e Argentina sul, em todo o Atlântico Sul, e em Angola e Congo na África. Um eclipse parcial será visível em todo o sul da América do Sul e África do sudoeste.
    NASA mapa e informações Eclipse )
  • 12 de março - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre a 14:54 UTC.
  • 20 de março - . Março Equinócio O equinócio de março ocorre às 10:29 UTC. O Sol vai brilhar diretamente sobre o equador e haverá quantidades quase iguais de dia e noite em todo o mundo. Este é também o primeiro dia da primavera (equinócio vernal) no hemisfério norte eo primeiro dia de outono (equinócio de outono) no hemisfério sul.
  • 28 mar - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 02:57 UTC.
  • 07 abril - . Júpiter em oposição O planeta gigante vai ser a sua maior aproximação à Terra e seu rosto será totalmente iluminada pelo sol. Esta é a melhor hora para ver e fotografar Júpiter e suas luas.
  • 11 de abril - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre a 06:08 UTC.
  • 21 de abril, 22 - . Lyrids Chuva de Meteoros Os Lyrids são um chuveiro média, produz normalmente cerca de 20 meteoros por hora em seu pico. Esses meteoros pode produzir trilhas de poeira brilhante que duram vários segundos. O chuveiro atinge o auge em 21 de abril e 22, embora alguns meteoros podem ser visíveis a partir de abril 16-25. Esta lua crescente não deve ser demasiado de um problema para a mostra deste ano. Procure por meteoros que irradiam da constelação de Lyra depois da meia-noite.
  • 26 de abril - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 12:16 UTC.
  • 05 de maio, 6 - . Chuva de Meteoros Eta Aquarids Os Aquarids Eta são um banho de luz, geralmente produzindo cerca de 10 meteoros por hora em seu pico. O chuveiro do pico geralmente ocorre em 5 de maio e 6, porém vendo deve ser bom em qualquer manhã de 4 de maio - 7. O ponto radiante para este chuveiro estará na constelação de Aquário. A lua crescente pode ser um problema este ano, obscurecendo todos, mas os mais brilhantes meteoros com seu brilho. Melhor visualização geralmente é para o leste após a meia-noite, longe das luzes da cidade.
  • 10 Maio - Lua Cheia. A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre a 21:42 UTC.
  • 25 Maio - Lua Nova. A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 19:44 UTC.
  • 09 de junho - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre a 13:10 UTC.
  • 15 de junho - . Saturno em oposição O planeta dos anéis será a sua maior aproximação à Terra e seu rosto será totalmente iluminada pelo sol. Esta é a melhor hora para ver e fotografar Saturno e suas luas.
  • 21 de junho - . Solstício de Junho O solstício de junho ocorre às 04:24 UTC. O Pólo Norte da Terra ser inclinado em direção ao Sol, que terá atingido a sua posição mais ao norte no céu e será diretamente sobre o Trópico de Câncer em 23.44 graus de latitude norte. Este é o primeiro dia do verão (solstício de verão) no hemisfério norte eo primeiro dia do inverno (solstício de inverno) no hemisfério sul.
  • 24 de junho - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 02:31 UTC.
  • 09 de julho - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre a 04:06 UTC.
  • 23 de julho - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 09:45 UTC.
  • 28 de Julho, 29 - . Southern Delta Chuva de Meteoros Aquarids Os Aquarids Delta pode produzir cerca de 20 meteoros por hora em seu pico. O chuveiro atinge o auge em 28 de julho e 29, mas alguns meteoros também pode ser visto a partir de 18 julho - 18 agosto. O ponto radiante para este chuveiro estará na constelação de Aquário. A lua quarto próximo primeiro definido antes da meia-noite, deixando o céu escuro para um show de manhã cedo. Melhor visualização geralmente é para o leste após a meia-noite a partir de um local escuro.
  • 7 de agosto - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre a 18:11 UTC.
  • 7 de agosto - . Eclipse Lunar Parcial O eclipse será visível em quase toda a África Oriental, Ásia Central, no Oceano Índico e Austrália. ( NASA mapa e informações Eclipse )
  • 12 de agosto de 13 - . Perseidas chuva de meteoros Perseidas As é um dos melhores chuveiros de meteoros para observar, produzindo até 60 meteoros por hora em seu pico. O chuveiro do pico geralmente ocorre em 13 de agosto e 14, mas você pode ser capaz de ver alguns meteoros qualquer tempo a partir de 23 julho - 22 agosto. O ponto radiante para este chuveiro será na constelação de Perseu. A lua minguante pode ser um problema este ano, escondendo tudo mas os meteoros mais brilhantes com o seu brilho. Mas, com até 60 meteoros por hora, isso ainda poderia ser um bom show. Encontre um local longe das luzes da cidade e olhar para o nordeste depois da meia-noite.
  • 21 de agosto - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 18:30 UTC.
  • 21 de agosto - Eclipse solar total . Este é um evento raro, uma vez-em-um-vida para os telespectadores nos Estados Unidos. O último eclipse total solar visível nos Estados Unidos ocorreu em 1979 eo próximo não terá lugar até 2024. O caminho da totalidade começará no Oceano Pacífico e viajar através do centro dos Estados Unidos. O eclipse total será visível em algumas partes do Oregon, Idaho, Wyoming, Nebraska, Missouri, Kentucky, Tennessee, Carolina do Norte e Carolina do Sul antes de terminar no Oceano Atlântico. Um eclipse parcial será visível na maioria da América do Norte e partes do norte da América do Sul. ( NASA mapa e informações Eclipse | Mapa em detalhes com zoom de Caminho Eclipse )
  • 05 de setembro - . Netuno em oposição O planeta azul vai ser a sua maior aproximação à Terra. Esta é a melhor hora para ver Netuno, embora ela só vai aparecer como um pequeno ponto azul em todos, mas os mais potentes telescópios.
  • 06 de setembro - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra.Esta fase ocorre a 07:03 UTC.
  • 20 de setembro - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 05:30 UTC.
  • 22 de setembro - . setembro Equinócio O equinócio de Setembro ocorre às 20h02min UTC. O Sol vai brilhar diretamente sobre o equador e haverá quantidades quase iguais de dia e noite em todo o mundo. Este é também o primeiro dia de outono (equinócio de outono) no hemisfério norte eo primeiro dia da primavera (equinócio vernal) no hemisfério sul.
  • 05 de outubro - . Lua Cheia Lua será em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre a 18:40 UTC.
  • 19 de outubro - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 19:12 UTC.
  • 19 de outubro - . Urano em Oposição O planeta azul-verde será a sua maior aproximação à Terra e seu rosto será totalmente iluminada pelo sol. Esta é a melhor hora para ver Urano. Devido à sua distância, ela só vai aparecer como um ponto azul-verde pequeno em tudo, mas os mais potentes telescópios.
  • 21 de outubro de 22 - . Orionids Chuva de Meteoros Os Orionids é um chuveiro média produzindo cerca de 20 meteoros por hora em seu pico. Este chuveiro geralmente picos no dia 21, mas é altamente irregular. Um bom espetáculo pode ser experimentada em qualquer manhã de outubro de 20 - 24, e alguns meteoros pode ser visto a qualquer momento a partir de outubro 17-25. A lua crescente irá definir no início da noite deste ano, deixando o céu escuro para um show de manhã cedo. Melhor visualização será para o leste após a meia-noite. Certifique-se de encontrar um local escuro longe das luzes da cidade.
  • 04 de novembro - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra.Esta fase ocorre a 05:23 UTC.
  • 17 de novembro, 18 - . Leónidas Chuva de Meteoros As Leónidas é uma das chuvas de meteoros para observar melhor, produzindo uma média de 40 meteoros por hora em seu pico. O chuveiro em si tem um ano de pico cíclico a cada 33 anos, onde centenas de meteoros pode ser visto a cada hora. A última delas ocorreu em 2001. O chuveiro atinge o auge em 17 de novembro e 18, mas você pode ver alguns meteoros de novembro 13-20. A mostra deste ano será um dos melhores, porque a lua nova vai deixar o céu escuro de excelente visualização. Olhe para o chuveiro irradiando a partir da constelação de Leão após a meia noite.
  • 18 de novembro - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 11:42 UTC.
  • 03 de dezembro - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra.Esta fase ocorre a 15:47 UTC.
  • 13 de dezembro de 14 - . Geminids Chuva de Meteoros Considerado por muitos como o melhor chuveiro de meteoros nos céus, os Geminids são conhecidos para a produção de até 60 meteoros por hora multicoloridas em seu pico. O pico da chuva ocorre geralmente em torno de dezembro 13 e 14, embora alguns meteoros deve ser visível a partir de dezembro 06-19. O ponto radiante para este chuveiro estará na constelação de Gêmeos. A lua crescente vai ser pendurado em volta deste ano, mas não deve ficar no caminho do que poderia ser um grande show.Melhor visualização geralmente é para o leste após a meia-noite a partir de um local escuro.
  • 18 de dezembro - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 06:30 UTC.
  • 21 de dezembro - . Solstício de Dezembro O solstício de dezembro ocorre às 16:28 UTC. O Pólo Sul da Terra ser inclinado em direção ao Sol, que terá atingido a sua posição mais austral do céu e será diretamente sobre o Trópico de Capricórnio em 23.44 graus de latitude sul. Este é o primeiro dia do inverno (solstício de inverno) no hemisfério norte eo primeiro dia do verão (solstício de verão) no hemisfério sul.